Biotecnologia na produção de etanol
O petróleo é a fonte de combustível mais utilizado no planeta. Petróleo certamente se esgotarão, pois é uma fonte de combustível fóssil não renovável. Estima-se que a produção de petróleo deverá diminuir em todo o mundo até 2010 e tornar-se uma redução drástica em 2050 (8). O Brasil foi obrigado a procurar novas fontes de energia para substituir a gasolina após a crise do petróleo de 1973 ". O brasileiro "Programa Nacional do Álcool (Proálcool) foi criado em 1975, com o objectivo principal de promover a substituição da gasolina pelo etanol como combustível automotivo (6). Através do Proálcool, a produção de etanol no Brasil cresceu de 556 milhões de litros em 1975/76 para 11,4 bilhões de litros em 1985/86, transformando o país em um dos maiores produtores mundiais de etanol eo maior consumidor.
O Brasil desenvolveu uma tecnologia para motor a combustão com etanol, e foi o pioneiro na utilização em larga escala do álcool como combustível automotivo. Na década de 1980, cerca de 95% dos veículos produzidos no Brasil eram equipados com motores a combustão do álcool. Atualmente, a maior parte do etanol produzido no Brasil é usado como um aditivo da gasolina, a uma percentagem de 24-26% (31). Entretanto, o uso de álcool hidratado combustível como o setor automotivo está crescendo atualmente devido à crescente popularidade dos veículos que podem utilizar o álcool como a gasolina ou a mistura em diferentes proporções (tecnologia Flex de combustível). veículos flex-fuel representou 58,9%, 35,6%, os motores a gasolina e álcool motores de 1% de todas as vendas de carros no Brasil em julho de 2005 (10).
o álcool combustível apresenta diversas vantagens sobre a gasolina: a combustão do álcool não causa um aumento na concentração atmosférica de CO2, e é menos poluente que a gasolina porque o álcool produz substâncias menos tóxicas e menos emissões de gases (26). O etanol é uma substância pura de composição conhecida, ao passo que a gasolina é uma mistura de