Biotecnologia e Biossegurança
Segundo Carl Feldbaum: As oportunidades surgem a partir da vida . Essa frase possibilita compreender o sentido da biotecnologia que pode ser definida como a aplicação da tecnologia a processos biológicos , ou seja , ela é um conjunto de técnicas que possibilita melhorar as caraterísticas dos seres vivos e utiliza-los como parte integrante e ativa do processo industrial de bens e serviços .
Apesar de ser um termo novo a biotecnologia surgiu há muito tempo , antes da era cristã e se confunde com a própria historia da humanidade. Ela teve inicio com os processos fermentativos , seleção de culturas e hibridação , esse estagio é chamado biotecnologia tradicional.
O processo de fermentação surgiu por volta de 6000 ac onde era utilizado para a fermentação de grãos pelo povo babilônio . Mais tarde , por volta de 2000 ac os egípcios empregaram esse processo para a fabricação de bebidas como a cerveja . Apesar de ser muito usado, o funcionamento da fermentação permanecia um mistério.
Em 1876 , Louis Pasteur acabou com o mistério , pois finalmente descobriu que a fermentação era causada por micro organismos associados a cada tipo de fermentação e que estes podiam viver e se reproduzir na ausência de ar.
O ano de 1928 foi um marco para a ciência, com o surgimento da penicilinadescoberta por Alexander Fleming o que possibilitou o desenvolvimento de antibióticos . E assim surgiu a biotecnologia moderna.
Surge em seguida o inicio da engenharia genética, por meio da técnica de recombinação do DNA o que possibilitou a criação de novos organismos vivos , com características não encontradas na natureza .
E finalmente , nos anos 70 ( “era disco ”) ,a humanidade foi mais longe , ou melhor , mais adentro ; com a biotecnologia molecular que possibilitou a real manipulação de moléculas.
Como esses avanços estão cada vez mais rápidos e surpreendentes é necessário que haja uma proteção contra os riscos que o mau uso dessatecnologia produza , ai que entra , a