Biotecnologia na agricultura
Palavras –chave: primórdios da biotecnologia, DNA recombinante, bioprodutos, medicina personalizada, ciências ômicas, , expressão gênica, sequenciamento de RNA, teste de fármacos, sequenciamento de genoma e atuação do biólogo com biotecnologia.
O doutorando fez uma apresentação geral da biotecnologia, desde os primórdios até a situação atual.
Foi comentado a técnica de DNA recombinante para a produção de diversas coisas, como a insulina.
O mais ressaltado foram os bioprodutos, que foram suscintamente explicados, desde o início, pesquisa, até o fim, disponibilização ao público. Para os biopordutos serem feios são necessárias diversas etapas, a primeira é a pesquisa básica, que leva ao desenvolvimento deste, essa deve ser translacional, que é popularmente conhecida como “da bancada para cabeceira”, referente à pesquisa e o uso no cotidiano. A partir de diversas técnicas de laboratório, como ciências ômicas , que estudam o DNA, expressão gênica, sequenciamento de RNA e teste de fármacos através de uma biblioteca de dados, são feitas as pesquisas laboratorias, depois desta etapa começam a ser feitos os testes em animais e depois em voluntários, cada fase é muito específica e necessita da aprovação da anterior para que se possa proceder, quando todas as fases dão certo, o que não é muito fácil e comum um bioproduto é lançado no mercado. Alguns exemplos de biopordutos são: vacinas, fármacos e kit de diagnóstico sanguíneos.
Como aplicação dos bioprodutos de maneira mais restrita existe hoje a medicina personalizada, que é de acesso somente para pessoas que desejam pagar caro por tratamentos, pois um medicamento é criado especificamente para as pessoas, por exemplo subgrupos de genótipos específicos.
Hoje em dia é comum que pessoas queiram conhecer o genoma, para saber as possíveis chances de doenças escondidas nos genes, e através de técnicas biotecnológicas que isso