Biossegurança de manicures
Devido ao crescente número de procedimentos prestados na área da beleza observa-se a necessidade de padronização dos procedimentos a fim de prestar um serviço de qualidade. Nota-se que algumas manicures utilizam o mesmo material em várias clientes como, por exemplo, lixa de unha, lixa de pé, espátulas, palitos de madeira, utensílio que coloca o pé de molho e às vezes alicates, cortador de unha sem a devida esterilização.
O compartilhamento, dos materiais utilizados pelas manicures, por várias clientes podem gerar transmissão de bactérias, fungos e vírus pelo contato com sangue e mucosas, e causar doenças como micoses, hepatite B, hepatite C, sífilis e até a AIDS, assim colocando em risco a saúde da cliente como também da manicure.
Todos os instrumentos de metais cortantes ou pérfuro-cortantes metálicos como alicates, cortador de unha deverão passar pelo processo de limpeza, desinfecção e esterilização. Processo de esterilização realizar limpeza/desinfecção, utilizando solução de detergente enzimático diluído conforme orientação do fabricante, colocando-o em recipiente exclusivo para este fim emergido por 4 minutos, enxaguar em água corrente, secar com pano limpo; colocar na estufa por 01 hora a uma temperatura de 170°C sem interrupção, retirar as peças da estufa e colocá-las em uma caixa (plástica ou metal) fechada. O uso de lixas de pé, lixa de unhas espátulas, palito de madeira, são de uso individual e descartável, o uso de utensílio para colocar o pé de molho deve ser lavado com água e sabão ou detergente após cada utilização.
As manicures deverão usar equipamentos de segurança individual como avental, luvas, sapatos fechados e após cada procedimento lavar bem as mãos e utilizar álcool 70%.
Os procedimentos e condutas adequadas para o processo de esterilização e descontaminação de seus instrumentos de trabalho e utilização dos equipamentos de segurança individual pelas manicures tem o intuito