Biosseguranca
Sabe-se que toda pessoa que trabalha nesse tipo de ambiente, esta sujeito a riscos ocupacionais classificados em: riscos biológicos, físicos, químicos, ergonômico e riscos de acidente de trabalho.
Muitas vezes, o trabalhador que presta assistência em saúde, direta ou indiretamente, demonstra preocupar-se muito com o cuidado do cliente e pouco com os riscos a que está exposto ao prestar este cuidado2.
Os técnicos em radiologia são os profissionais que estão mais sujeitos a Riscos Biológicos. Mas, o que seria esses Riscos Biológicos?
O Risco Biológico está diretamente relacionado com organismos vivos, como bactérias, fungos, bacilos, protozoários, entre outros, capazes de transmitirem doenças ao ser humano. Nele inclui-se também, as infecções agudas ou crônicas, parasitoses, reações tóxicas ou alérgicas a plantas e/ou animais e doenças autoimunes. A Unidade de Radiologia representa uma área extremamente complexa, devido às atividades desenvolvidas e dos riscos inerente.
Segundo a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), é muito importante que os técnicos em Radiologia sejam profissionais bem qualificados e cientes dos riscos associados a sua função. Cabe a este profissional, muita responsabilidade na proteção dos usuários e de si mesmo por meio da aplicação de medidas de prevenção e no controle de infecções. Estes estão sujeitos a esse risco, pois trabalham com pacientes que não podem ser encaminhados ao setor por estarem com infecção contagiosa, por estarem em unidade de terapia intensiva, dentre outros casos que o impossibilita de fazer tal locomoção3.
É importante também, que estes profissionais assumam o compromisso de assistir o paciente com responsabilidade, seguindo as medidas recomendadas pela Agencia Nacional de Vigilância