BIOSSEGURAN A
DOS FORMANDOS NA ÁREA DA SAÚDE
Liciane Oliveira
INTRODUÇÃO:
A prevenção de acidentes é uma das principais premissas a serem atendidas em atividade de riscos, principalmente na área da saúde, na qual muitos acidentes são causados por falha humana, provavelmente originada de um sistema de educação deficiente e da falta de cultura á segurança.
Um aspecto importante que auxilia a prevenir o desenvolvimento de acidentes e diminuição a exposição aos riscos diz respeito ao uso de normas e técnicas de biossegurança.
OBJETIVO:
O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento em biossegurança dos formandos dos cursos de graduação da área da saúde na Universidade de
Contestado SC.
Metodologia:
O estudo foi desenvolvido nas cidades de Mafra e Canoinhas nas,
Região Norte de Santa Catarina. Trata-se de um estudo transversal, tipo inquérito realizado por meio de questionário para os formandos..
Os sujeitos do estudo compreendem todos os alunos formandos dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia e Optometria.
O questionário foi construído de forma a representar o conhecimento mínimo em biossegurança que um aluno de saúde deve apresentar após sua formação na graduação.
Nove (9) temas foram selecionados com base em diferentes referências na área. 1. Controle do crescimento microbiano
2. Prevenção e controle a princípios de incêndio
3. Resíduos de serviços de saúde
4. EPI’S
5. Armazenamento de materiais
6. Manuseio de perfurocortantes
7. Precauções padrão em qualquer tipo de paciente
8. Primeiros socorros
9. Principais doenças em profissionais da saúde
Tabela 1: Frequência relativa (%) de acertos de cada questão.
Tabela 2: Mostra a distribuição da carga horário total, o número da disciplina do curso, horário de aulas práticas e o número de disciplinas que envolviam o tema biossegurança.
Tabela 3: Nota média final.
Resultados:
Os pesquisadores que aplicaram esse questionário salientam que os alunos não estão conscientizados a