Bioquímica
As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas.
O poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam.
Existem no organismo diferentes tipos enzimáticos, reguladores das diversas vias metabólicas, estendendo-se por todo o corpo humano, no entanto em pequenas quantidades.
A grande especificidade de uma enzima é determinada pelo tamanho e forma tridimensional, formando regiões de afinidade com os reagentes (substratos). A essa complementaridade, denominamos combinação chave-fechadura.
Muitas enzimas necessitam de co-fatores não protéicos, ou coenzimas, para a sua ação. Se elas estão intimamente ligadas à proteína são, então, denominadas grupamento prostético.
As enzimas são classificadas comforme o tipo de reaçõa que catalizam. As enzimas reduzem a energia de ativação ligando-se aos substratos numa configuração especifíca e em um ambiente protegido dentro da enzima.
A inibição enzimática acontece a partir da reação de substâncias que diminuem a velocidade da atividade das enzimas no corpo humano.
São vários tipos de inibidores, que podem ser competitivos, não competitivos, constituintes das células ou corpos estranhos.
Esses inibidores causam modificações no metabolismo. No caso de inibidores produzidos pelas células, as velocidades das reações contribuem para a adaptação do corpo a diferentes condições fisiológicas.
Os inibidores podem ser reversíveis ou irreversíveis, e alguns medicamentos podem atuar no sentido de alterar as reações.
Enzimas As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. O poder catalítico de uma enzima a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam. Assim na presença de uma enzima catalizadora, a velocidade de uma reação é mais rápida e a energia utilizada é