Os planos cinematográficos
Plano de câmera é o nome dado a uma imagem capturada por uma câmera de cinema ou vídeo, que enquadre algo, geralmente um ser humano, de uma forma previamente definida.
O primeiro cineasta a nomear e padronizar estes enquadramentos foi o norte-americano David Griffith foi ele quem deu ao cinema uma linguagem especificamente cinematográfica despindo-o completamente dos padrões teatrais que eram usados até então. A linguagem de Griffith é extremamente simples de se entender e sua forma de trabalhar os planos de câmera, pela composição e o enquadramento, trouxeram significativos avanços a estrutura narrativa. Os planos de Griffith são muito utilizados nos filmes até os dias de hoje.
Planos Cinematográficos
Os planos cinematográficos são formas de descrever a posição da câmera em relação ao foco da cena, não apenas de personagens, mas de objetos e tudo que é necessário enquadrar para se contar uma história através de filme.
Tipos de plano
O tipo de plano escolhido influencia os espectadores e ressalta emoções e intenções do vídeo. O tipo de plano se da de acordo com o enquadramento.Existem muitos tipos de plano os mais comuns serão apresentados a seguir:
1) Grande Plano Geral (GPG)
O plano mais aberto ou abrangente é o grande plano geral. Sua principal característica vem de sua função: passar ao espectador referência geográfica. As imagens de uma praia, montanha ou deserto, captadas em longas distâncias são bons exemplos de GPG. Nele, os personagens terão menos importancia do que a paisagem.
2) Plano Geral (PG)
A idéia é ter o personagem como foco central e poder visualizar ao seu redor o cenário ou outros personagens necessários no momento. Geralmente é utilizado no inicio de uma sequência com a finalidade de passar referência do ambiente em que ocorre o ato, e sua ausência pode causar lacunas na narrativa visual.
3) Plano Conjunto (PC)
É o que podemos chamar de um plano conceito, ou seja, ele não está preso a uma referência