Bioquímica - Estudo Dirigido
Escola de Educação Física e Desportos
Bioquímica
Glicólise (ou via glicolítica) e Fermentações
Em qual local da célula ocorre a glicólise?
Resposta: No citoplasma
A glicólise pode ser dividida em duas fases. Quais? O que caracteriza cada uma desta duas fases?
Resposta: Estágio 1 – Investimento de energia (reações 1 a 5). Nessa etapa preparatória a hexose-glicose é fosforilada e clivada para gerar duas moléculas da triose gliceraldeído-3-fosfato. Esse processo consome 2 ATPs.
Estágio 2 – Recuperação de energia (reações 6 a 10). As duas moléculas de gliceraldeído-3-fosfato são convertidas em piruvato, com a geração concomitante de 4 ATP.
Qual o saldo energético final da glicólise (por molécula de glicose oxidada)?
Resposta: Considerando as etapas de preparação e de pagamento teremos o saldo final de 2 ATPs. A oxidação completa da glicose resulta no saldo final de ATP de 30 ou 32 dependendo da lançadeira.
Qual é o produto final da glicólise e quais são os destinos possíveis deste produto?
Resposta: O produto final da glicólise é o piruvato, que em condições aeróbicas será descarboxilado a acetil-CoA e utilizado no ciclo de Krebs. Em condições anaeróbicas poderá ser utilizado na fermentação alcoólica ou láctica.
Quais são os tipos de fermentações e quais são os produtos finais das mesmas? Qual a função das fermentações? Cite exemplos de situações em que elas ocorrem?
Resposta: A fermentação tem a função de reoxidar o NADH mitocondrial.
Fermentação Alcoólica – Etanol + CO2 Ex.: Ocorre em leveduras
Fermentação Lática – Lactato Ex.: Em condições anaeróbicas nos músculos
Ciclo do Ácido Cítrico (ou Ciclo de Krebs)
Qual a função do ciclo de Krebs? Onde ele ocorre?
Resposta: O ciclo do ácido cítrico é uma rota central para a recuperação de energia a partir de vários combustíveis metabólicos, incluindo os carboidratos, os ácidos graxos e os aminoácidos, que são convertidos em acetil-CoA para a