Bioquímica celular
1- A estrutura celular é resultado de uma combinação de moléculas organizadas. Os componentes químicos celulares são classificados em substâncias inorgânicas ou minerais (água e sais minerais) e substâncias orgânicas (ácidos nucléicos, carboidratos, lipídios e proteínas). A quantidade de cada um desses elementos varia de acordo com a espécie, a idade e o tecido analisado, no entanto, a água é o componente que está sempre presente em maior quantidade.
2- O corpo humano não tem a capacidade de produzir os sais minerais, eles devem ser adquiridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. O cálcio (Ca) é um sal mineral, um componente dos ossos e dentes e ativador de algumas enzimas como a da coagulação sanguínea, pode ser encontrado no leite e seus derivados, couve, espinafre, etc. O ferro (Fe), outro mineral que está presente na hemoglobina do sangue, é fundamental para o transporte de oxigênio, componente de substâncias importantes na respiração, pode ser encontrado em carnes em geral, fígado, gema de ovo, aveia, feijão, etc. O potássio (k), encontrado em maior quantidade no interior das células, está envolvido nos fenômenos elétricos ocorridos na membrana plasmática, na concentração muscular e na condução nervosa, é encontrado na banana, melão, batata, frutas cítricas, etc.
3- Os monossacarídeos são os açúcares mais simples, formados de 3 a 7 átomos de carbono (C). Eles não podem ser decompostos através da hidrólise. São exemplos de monossacarídeos as pentoses (formadas por 5 átomos de carbono, representados pela ribose (RNA) e pela desoxirribose (DNA), e as hexoses (formados por 6 átomos de carbono, representados pela glicose, frutose e galactose).
4- Quando dois monossacarídeos se unem formam um dissacarídeo, são unidos por uma ligação glicosídica, por exemplo, a lactose do leite é formada por uma molécula de glicose e outra de galactose. Os polissacarídeos são formados pela junção de