bioquímica celular
Grupo: Maura, Maria Lucia e Vanessa.
Professora: Juliana.
Ano: 3º.
“Escola Estadual Antônio Eufrásio de Toledo”.
Bioquímica celular:
Neste estudo as principais moléculas que formam as células são fundamentais para entender as dinâmicas dos seres vivos.
Estudo da Bioquímica:
É esta área que é responsável pelo estudo das moléculas vitais para os seres vivos. Como:
Água, sais minerais, carboidratos, oxigênio, proteínas, aminoácidos, vitaminas, nucleotídeos entre outras moléculas.
Síntese de Proteínas:
A síntese de proteínas é um processo rápido, que ocorre em todas as células do organismo precisamente, nos ribossomos, organelas encontradas no citoplasma e no reticulo endoplasmático rugosos. Esse processo pode ser dividido em três etapas:
Transcrição
Ativação de aminoácidos
Tradução
Transcrição:
A transcrição consiste na síntese de RNA. Ela é realizada por um complexo enzimático cuja enzima chave é a RNA polimerase, composta de várias subunidades e que realiza a polimerização do RNA a partir de um molde de DNA.
Ativação de Aminoácidos: Reação catalisada por uma aminoacil- TRNA (RNA transportador) sintetase: Aminoácido + TRNA + ATP aminoacil- TRNA + AMP +PPI.
A estratificação do TRNA cumpre dois fins• A ativação de um aminoácido para a formação da ligação peptídica• A ligação do aminoácido a um TRNA adaptador garante a colocação apropriada do aminoácido em uma cadeia polipeptídica em crescimento.
Tradução:
Na fase de tradução, a mensagem contida no RNAm (RNA mensageiro) é decodificada e o ribossomo a utiliza para sintetizar a proteína de acordo com a informação dada.
Metabolismo de Proteínas:
A síntese de proteínas é um dos processos biossintéticos mais complexos que se conhece. Em eucariotos, quase 300 tipos de macromoléculas contribuem para a síntese, totalizando cerca de 35% do peso seco celular. O gasto energético da síntese proteica pode chegar a 90% do gasto celular total.
Khorana desenvolveu