Bioquimica2
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS – CESP
CURSO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
TRABALHO DE PESQUISA
PARINTINS-AM
2015
TAYNARA PAULA CARVALHO DOS SANTOS
TRABALHO DE PESQUISA
Trabalho apresentado ao Professor Dr.Quirino Arias Cedeño como requisito de avaliação parcial da disciplina Bioquímica.
PARINTINS-AM
2015
A obtenção de enzimas comerciais pode ser feita a partir de fontes animais, vegetais e microbianas. Sua produção pode ser aumentada pela transferência das informações genéticas para um microrganismo hospedeiro. Esses microrganismos geneticamente modificados (OGMs) podem então, ser cultivados sob as melhores condições. As enzimas são utilizadas na Biologia Molecular e na Biomedicina no desenvolvimento de metodologias analíticas, na fabricação de produtos tecnológicos e no tratamento de resíduos. São bastante ativas e versáteis, não requerem altas temperaturas e valores extremos de pH e executam uma variedade de transformações de modo seletivo e rápido em condições brandas de reação, o que torna altamente desejável o seu uso como catalisadores. Geralmente, os processos industriais que empregam enzimas são relativamente simples, fáceis de controlar, eficientes energeticamente e requerem investimentos de baixo custo.
A produção de enzimas é uma área da Biotecnologia em expansão, que movimenta bilhões de dólares anualmente. Novas enzimas e usos estão sendo descobertas a partir do trabalho conjunto de equipes multidisciplinares da Microbiologia, Bioquímica, Química, Engenharia Bioquímica, entre outras áreas, complementando os conhecimentos que cada área possui sobre as enzimas. E são decrescentes os custos das enzimas industriais; assim, a utilização de enzimas tende a aumentar continuamente.
Alguns processos biotecnológicos geram substâncias em quantidades pequenas (volume baixo) que serão vendidas a um preço elevado (alto valor agregado). Trata-se geralmente de metabólitos