Bioquimica
ACACIO FERNANDES
ARON RAPHAEL
CAMILA RAIANE
FERNANDA FREITAS
JOÃO FERNANDO
MATHEUS BELARMINO
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA I
PORTO VELHO - RO
2013
ACACIO FERNANDES
ARON RAPHAEL
CAMILA RAIANE
FERNANDA FREITAS
JOÃO FERNANDO
MATHEUS BELARMINO
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA I
Trabalho apresentado ao Professor Andreimar Santos, da disciplina Bioquímica I, do curso de Biomedicina, turno Noturno, da Faculdade São Lucas.
PORTO VELHO – RO
2013
RESUMO Este trabalho tem por objetivo demonstrar os recipientes usados em aulas laboratoriais e suas finalidades, juntamente com experiências envolvendo pH de 10 substancias realizada pelo sujeito-escolar, aqui nomeado como aluno. Serão comparados resultados obtidos pelo aluno utilizando Fita de pH (papel tornassol), com os resultados obtidos pelo medidor de pH (pHâmetro).
Palavra-chave: Fita de pH, pHâmetro, recipientes e experiência
INTRODUÇÃO
Será abordado através deste trabalho uma aula de laboratório da matéria de bioquímica sobre pH. O pH significa “potencial Heterogênico”, uma escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução (LEHNINGER 4° Ed.). De inicio será apresentado materiais a serem utilizados com o intuito de aprender seus nomes, funções e quais são necessárias para realizar a atividade prática. A atividade vai tratar de medir o pH de várias substâncias, com objetivo de descobrir se é ácida, neutra ou base. Depois de finalizada, será utilizado um aparelho chamado de pHâmetro, para indicar o pH com mais precisão.
MATERIAL E MÉTODOS
1- Proveta
É um tubo cilíndrico com base e aberto em cima, que pode ser fabricado com plástico ou vidro. Sua principal característica é a presença de medidas em toda a sua extensão. É utilizada para determinar a densidade de um sólido ou liquido.
2- Balão volumétrico
É um frasco com formato semelhante a uma pêra, mas com um