8 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
A demonstração das mutações do patrimônio líquido abrange toda movimentação das contas do patrimônio liquido do período. Sendo elas: Capital, reserva de capital, reserva de lucros, reserva de lucros, reservas de reavaliação, ações em tesouraria e lucros ou prejuízos acumulados. Sendo assim, evidenciado cada acréscimo e diminuição delas que ira influenciar o PL.
Segundo marion (2007) A DMPL deve conter: saldos no início do período; ajustes de exercícios anteriores; reversões e transferências de reservas e lucros; aumentos de capital discriminando sua natureza; redução de capital; destinações do lucro líquido do período; reavaliações de ativos e sua realização (líquida do efeito dos impostos correspondentes); resultado líquido do período; compensações de prejuízos; lucros distribuídos; e saldos no final do período.
Este demonstrativo é obrigatório para empresas de capital aberto, conforme CVM, Instrução nº59/86.
10 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA)
Demonstração do valor adicionado é um demonstrativo que informa de forma sintética, Evidenciando toda riqueza gerada pela empresa no exercício e suas distribuições. Proporcionando ao usuário uma melhor avaliação das atividades da empresa.
Esta demonstração deve seguir as normas do CPC 09, que tratada do assunto.
Conformo CPC (item 12) ‘’ Para os investidores e outros usuários, essa demonstração proporciona o conhecimento de informações de natureza econômica e social e oferece a possibilidade de melhor avaliação das atividades da entidade dentro da sociedade na qual está inserida. A decisão de recebimento por uma comunidade (Município, Estado e a própria Federação) de investimento pode ter nessa demonstração um instrumento de extrema utilidade e com informações que, por exemplo, a demonstração de resultados por si só não é capaz de oferecer.’’
A DVA e construída a parti das informações fornecida pela Demonstração do Resultado do Exercício,