DMPL
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido não tem sua publicação obrigatória pela Lei 6.404/76. No entanto, com a publicação da Resolução n.º 1.185/09, do CFC, ela passou a fazer parte do conjunto de demonstrações de divulgação obrigatória. O Pronunciamento Conceitual Básico do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) preceitua a DMPL como parte integrante das demonstrações contábeis. A DMPL é uma demonstração mais completa e abrangente, já que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro.
Têm por finalidade apresentar as alterações que ocorreram em determinado exercício no patrimônio líquido da empresa, ela fornece a movimentação nas diversas contas que compõe o Patrimônio Líquido. Faz indicação do fluxo de uma conta para outra, a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição no Patrimônio Líquido durante o período. São informações que complementam o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados.
Trata-se da demonstração que apresenta lucro ou prejuízo do período, itens de receita e despesa reconhecidos diretamente no patrimônio líquido do período, os efeitos das alterações na