Gestão de Risco
1. Como você avalia a importância do gerenciamento de riscos como ferramenta de gestão, tendo como pano de fundo as lições do caso Sadia?
Resposta:
O gerenciamento de riscos nas empresas tem sido considerado mais do que nunca fundamental para que um negócio evolua de maneira saudável. Para tanto, é necessário que a empresa invista na criação de políticas de controles internos consistentes, criando departamentos como compliance, auditoria interna e também criando uma efetiva governança corporativa que se faça valer para toda a empresa. No caos da Sadia, fica evidente que a governança da empresa tinha sérias deficiências, além de desrespeitar um dos princípios mais básicos do gerenciamento de risco que é a segregação de funções. Além disso, é possível perceber que as políticas de risco não eram levadas a sério na empresa, visto que os comitês responsáveis por tal função nem re reuniam regularmente.
2. Quais são os principais elementos necessários para um gerenciamento de risco eficaz nas organizações empresariais?
Resposta:
De acordo com o caso Sadia estudado, vimos que os elementos necessários para gerenciamento de risco eficaz são: uma boa qualidade da governança corporativa com papeis bem definidos de cada subordinado e líderes; melhor funcionamento dos conselheiros que saibam fazer questionamentos corretos com ações diligentes e aprimoramento dos mecanismos de compliance que além de formular melhor as políticas, que possa fortalecer programas de aculturamento e conscientização sobre a importância do cumprimento das regras.
Sem contar que seria necessário que os derivativos, uma das principais causas do colapso, sejam apresentados de forma mais transparente.
3. A seu ver: i) quem foram os principais culpados pelo ocorrido? ii) as penalidades aplicadas aos envolvidos foram adequadas? iii) quais foram os stakeholders da Sadia que mais sofreram as consequências do episódio?
Resposta:
i)Trata-se de uma falha sistemática