BIOQUIMICA
Conceito de proteínas São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca de 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva. Pode-se dizer que as proteínas são polímeros de aminoácidos o que em suas moléculas existem ligações peptídicas em número igual no número de aminoácidos presentes menos um.
Importância biológica
As proteínas têm papel fundamental em praticamente todos os processos biológicos. Devido a sua diversidade, as proteínas podem assumir muitas configurações moleculares e desta forma ter participação em variados processos em células e tecidos.
Algumas funções de proteínas extremamente importantes são: estrutural (proteínas de membrana celular, proteínas do citoesqueleto, proteínas de tecido conectivo), enzimático (quase todas as enzimas são proteínas), reserva energética (proteínas podem ser degradadas em acetil CoA para o ciclo de Krebs), regulação osmótica (ex.: albumina), transporte (canais de membrana, pigmentos respiratórios), proteção imune (anticorpos), movimento (proteínas contráteis), integração do sistema endócrino (hormônios de proteínas) e informativa (receptores de membrana, sinalizadores intracelulares). Ainda existem diversas proteínas as quais não se sabem a sua função ainda.
Aminoácidos
Conceito de Aminoácidos
Os aminoácidos são, basicamente, micro estruturas orgânicas utilizadas pelo organismo. São indispensáveis na construção e manutenção de tecidos (como o tecido muscular). Além disso, serve para a formação de enzimas, anticorpos, hormônios, fornecimento de energia e também na regulação de processos metabólicos. Pode-se dizer, também, que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas.
Aminoácidos Essenciais
Esses aminoácidos são chamados de essenciais porque são indispensáveis pelo organismo. O corpo não consegue sintetizá-los, portanto, devem ser obtidos através da alimentação. Há nove