Bioquimica
A Proteína é uma biomolécula de muita importância no organismo, logo depois da água é ela que aparece em maior quantidade, às proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco. Existem vários tipos de proteína no organismo com estruturas e funções diferentes como, imunoglobinas, serino proteases e hemoglobinas membrana basal. Proteínas desempenham uma surpriendente variedade de funções essenciais dinâmicas e estruturais em organismo de mamíferos. Funções dinâmicas incluem catálise de transformações químicas, transporte, controle metabólico e contração. Em suas funções estruturais, proteinas compõem a matriz para ossos e tecido conjuntivo, dando estrutura e forma ao organismo humano. (DEVLIN, 2007).
A Proteína é formada por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Existe 300 aminoácidos na natureza, apenas 20 codificados pelo DNA, sendo 12 naturais, aminoácidos que o organismo produz e 8 essenciais que devem ser ingeridos. As propriedades de cada aminoácido são dependentes de sua cadeia lateral (—R); as cadeias laterais são funcionais que constituem os principais determinantes da estrutura e função das proteínas, assim como carga elétrica da molécula. (BAYNES & DOMINICZAK, 2010).
Figura 01 estrutura de um aminoácido (BAYNES & DOMINICZAK, 2010).
Na ligação peptídica, que pode ser: Dipeptídeo, dois aminoácidos, Tripeptídeo, três aminoácidos; Tetrapeptídeo, quando ocorre um número maior de aminoácidos. A reação ocorre entre a carboxila de um aminoácido e a amina de outro aminoácido, havendo perda de uma molécula de água (síntese por desidratação). Muitos aminoácidos, usualmente mais de 100, unem-se por ligações peptídicas para formar uma cadeia polipeptídica, que é uma estrutura não ramificada. Um aminoácido de uma cadeia polipeptídica é denominado um resíduo. (STRYER, 1979).
As proteínas podem ter 4 tipos de estruturadependendo do tipo de