Bioquimica endócrina
Juntamente com o sistema nervoso, o sistema endócrino funciona como um centro regulador de muitas funções corpóreas. Em geral o sistema hormonal está implicado com as diferentes funções metabólicas do organismo (a velocidade de reações químicas nas células e o transporte de substâncias através da membrana, ou outros aspectos do metabolismo celular como o crescimento e a secreção). Alguns efeitos hormonais ocorrem em segundos, outros demoram dias para iniciar a sua ação, a qual pode perdurar por semanas e/ou meses.
A grande responsável pela síntese de hormônios é a glândula hipófise, situada na base do cérebro, região superior ao palato no osso esfenoide, com um formato oval pesando cerca de 0,6g. Devido sua origem embrionária a hipófise se divide em neuro-hipófise, porção de origem nervosa, e adeno-hipófise, porção de origem ectodérmica.
Adeno- Hipófise
O componente principal da adeno – hipófise são cordões de células epiteliais entremeadas por capilares sanguíneos. Os Hormônios produzidos por essas células são armazenados em grânulos de secreção.
Os poucos fibroblastos presentes secretam fibras reticulares que sustentam os cordões das células produtoras de hormônios.
A Adeno- hipófise é dividida em três partes:
1) Parte Distalis
Corresponde a 75% da massa da hipófise. Com colorações rotineiras distingue-se três tipos celulares: As células cromófobas e dois tipos de células cromófilas que se classificam em acidáfilas e basófilas, de acordo com sua afinidade por corantes ácidos ou básicos. As cromófabas mostram-se constituídas por duas populações células. Uma delas com poucos grânulos de secreção e a outra não tem nenhuma, este sem nenhum provavelmente é formado por células indiferenciadas e células foliculares. Os prolongamentos das células foliculares formam uma rede que apoia as outras células.
Cada célula produz um único hormônio, com exceção das células gonadotrópicas, que produzem dois hormônios.
2) Parte Tuberalis
É a região em