Introdução a economia
ECONOMIA COMO ATIVIDADE ECONÔMICA E COMO CIÊNCIA
1. Ciência Econômica. Escassez e necessidades
Em todas as situações deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, como o aumento de preços, as limitações do orçamento familiar, a renda que pode ser obtida através de um negócio, o desemprego, a crise econômica, a divida externa, os impostos.
Estes assuntos rotineiros exigem uma analise dotada de rigor metodológico e baseada no conhecimento da teoria econômica para assim possibilitar uma compreensão mais profunda e adequada, sobretudo, para os profissionais que atuam diretamente na atividade econômica e produtiva, tal como é o caso dos gestores. Para isto é necessário o estudo da Ciência Econômica.
O objeto de estudo da Ciência Econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar os recursos escassos na produção de bens e serviços a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Ciências Sociais: ocupam-se dos diferentes aspectos da vida humana, especialmente os comportamentos e as relações humanas. Diferentes aspectos da ação do homem têm correspondência em vários ramos do conhecimento humano, como Ciência Política, Sociologia, Psicologia e Economia.
Ciência Política: trata das relações entre a nação e o Estado, das formas de governo e da condução dos negócios públicos;
Sociologia: trata das relações sociais e da organização e estruturas da sociedade;
Psicologia: trata do comportamento individual do homem, de suas motivações, valores e estímulos;
Economia: compete o estudo da ação econômica do homem envolvendo essencialmente o processo de produção, geração e apropriação da renda, o dispêndio e a acumulação.
Podemos dizer que a Ciência