Bioquimica dos enatiômeros
BIOQUIMICA DOS ENATIÔMEROS
CANDEIAS
2012
THAINÁ MILI RIBEIRO ALVES
3º Ano - Matutino
BIOQUIMICA DOS ENATIÔMEROS
O referido trabalho é apresentado como requisito
parcial da IIIª Unidade para disciplina de quimica.
Orientador: Igor Rebouças.
CANDEIAS
2012
Adrenalina
A adrenalina ou epinefrina é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas supra-renais, assim chamadas por estarem acima dos rins. Em momentos de "stress", as supra-renais secretam quantidades abundantes deste hormônio que prepara o organismo para grandes esforços físicos, estimula o coração, eleva a tensão arterial, relaxa certos músculos e contrai outros.
Vitamina C
O ácido ascórbico (Vitamina C) é um sólido cristalino de cor branca, inodoro, hidrossolúvel e pouco solúvel em solventes orgânicos. O ácido ascórbico presente em frutas e legumes é destruído por temperaturas altas por um período prolongado. Também, sofre oxidação irreversível, perdendo a sua atividade biológica, em alimentos frescos guardados por longos períodos.
Morfina
A morfina é um fármaco narcótico do grupo dos opióides, que é usado no tratamento sintomático da dor. Ela está presente no ópio.
Via oral, subcutânea, intramuscular ou intravenosa. Epidural, transdérmica, intranasal são menos usadas. É frequente ser dado ao paciente o controlo de uma bomba, activada por um botão, que injecta opióide de acordo com o seu desejo. Existe geralmente um mecanismo que previne a injecção de doses elevadas (que podem provocar danos graves), mas na grande maioria dos casos o controle pelo doente