bioq celular
As vitaminas são elementos nutritivos essenciais para a vida, que na sua
maioria
possuem
na
sua
estrutura
compostos
nitrogenados, os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, pode provocar manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena
(injeção ou via oral), ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal (algumas vitaminas podem ser produzidas nos intestinos de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares).
A falta de vitaminas pode ser total ou parcial. Em ambas as situações, podem surgir manifestações classificadas como doenças carenciais. O excesso de vitaminas pode ser a conseqüência da ingestão, ou da administração exagerada de vitaminas.
Classificação das Vitaminas
As vitaminas podem ser classificadas de acordo com a sua solubilidade em hidrossolúveis quando são solúveis em água, ou em lipossolúveis quando são solúveis em gorduras. As vitaminas do
Complexo B, C, Biotina, Ácido Pantotênico, Ácido Fólico e Bioflavonóides são hidrossolúveis. As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis. Vamos estudar somente as que se encontram em maior quantidades no nosso corpo e são essenciais às funções vitais do organismo.
VITAMINA C
-Histórico: o escorbuto é a doença causada pela falta da vitamina C, sendo conhecida desde o tempo das cruzadas e diagnosticada principalmente nos habitantes do norte da Europa, onde a alimentação era pobre em verduras e frutas frescas durante o inverno. No século 17, com a introdução da batata na alimentação dos europeus do norte o escorbuto tornou-se raro. Com as grandes navegações dos séculos 16 até 18, o escorbuto tornou-se a doença clássica dos marinheiros que passavam longos períodos em alto mar sem ingerirem frutas ou verduras frescas.
Em 1535, os índios do Canadá ensinaram ao capitão marinheiro Jacques Cartier