biomoleculas
Os bioelementos por sua vez se combinam, por ligações químicas, dando origem às biomoléculas, que podem ser orgânicas ou inorgânicas.
-Biomoléculas inorgânicas-->Fazem partes dos materiais sem vida (rochas, minerais...).
EX.: Sais minerais e água.
-Biomoléculas orgânicas-->Entram somente na constituição dos seres vivos.
EX.: Carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos.
Estas moléculas, os carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos são fundamentais em nosso corpo, pois desenvolvem funções importantes para a manutenção da vida.
Todos os organismos vivos armazenam todas as informações genéticas codificadas e contidas nos ácidos nucléicos (DNA, ácido dioxirribonucleico e RNA ácido ribonucleico). A molécula de DNA é conhecida como a molécula da hereditariedade, pois dentro dela estão contidas todas as informações genéticas das quais o novo indivíduo necessita para ser formado.
Na molécula de DNA existem duas longas fitas de nucleotídeos que se enrolam formando uma estrutura de dupla hélice. Essa molécula se auto – reproduz e sintetiza o RNA que atua na síntese de proteínas. Cada nucleotídeo é composto por um açúcar, uma base e um fosfato, o açúcar é uma pentose do tipo desoxirribose no DNA e ribose no RNA. As bases são de quatro tipos A (adenina), C (citosina), T (timina), G (guanina) para o DNA. No RNA a base T (timina) é substituída pela base U (uracila). Para as duas fitas se ligarem e enrolarem formando uma dupla hélice, as bases se conectam através de ligações formando pontes de hidrogênio entre as bases complementares (A e T, G e C no caso do DNA e no caso do RNA A e U).
Quando ocorre a