Relatorio
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Experimento nº VIII Cinética Química: Determinação da ordem de reação
Uberaba-MG XX/XX/XXXX
1 INTRODUÇÃO O objetivo do experimento foi calcular a porcentagem de oxigênio no ar, por meio de conceitos de cinética química, que trata das velocidades das reações químicas, avaliando a ordem da reação envolvida. Os principais fatores que controlam a velocidade das reações são: a natureza dos reagentes e produtos, concentração dos mesmos, temperatura, superfície de contato, presença de catalisadores. 2 MATERIAIS
Os materiais utilizados no experimento foram:
Ácido acético 1,0 mol/L
1 Bastão de vidro
Balança analítica
Béquer de 500 mL
Béquer de 100 mL
Palha de aço
1 Proveta de 100 mL
Régua
Suporte com garra
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, foi pesada uma porção de 1,010g de uma palha de aço, e, em seguida, foi preparada uma solução, com proporção de 2:1, de ácido acético e água destilada em um béquer de 100 mL. Posteriormente, a palha de aço foi misturada na solução com o auxílio de um bastão de vidro por cerca de dois minutos. Em seguida, a palha de aço foi introduzida numa proveta de 100 mL que em seguida, foi presa a uma suporte com garra com a extremidade aberta da proveta voltada para baixo, e dentro de um béquer de 500 mL contendo 200mL de água.
3
Então, foi medida periodicamente (de cinco em cinco minutos), a altura da coluna de água dentro da proveta. Na tabela a seguir, seguem os tempos que foram cronometrados com suas respectivas alturas:
Assim, a altura da coluna final que entrou na proveta foi de 7 mL. Nesta etapa obtivemos como reação global:
2 + + 4 + 2 O
Em relação ao oxigênio consumido, determinamos que a ordem da reação é igual a um, e a ordem da reação total é igual a 7.
Em seguida, realizamos o mesmo procedimento visto