Placa Mãe
Trabalho constituído através de pesquisas referente às placas-mães motherboard que servem como base para instalação dos demais componentes de um computador, suas definições, suas características e suas particularidades, abordando os principais conceitos para auxiliar na tomada de decisão.
Palavras-chaves: Placa-mãe. motherboard. ATX. BTX. ITX.
Sumário
INTRODUÇÃO
A placa mãe é um componente de hardware que liga todas as outras peças, fazendo a comunicação entre elas, como por exemplo: Memória, processador, Leitores Ópticos, Fontes, placas de vídeo. As placas mães vêm acompanhando as evoluções tecnológicas que ocorreram durante o tempo. Diante disto, hoje temos diversos tipos de placas, atendendo a todos os tipos de necessidades.
1. O QUE É PLACA MÃE?
A placa mãe é um componente de hardware que liga todas as outras peças, fazendo a comunicação entre elas. A primeira placa mãe surgiu inicialmente em um computador da empresa IBM, no ano de 1982.
1.1 O DESEIGN DA PLACA MÃE
O design das placas mãe continua basicamente o mesmo das primeiras, até os dias atuais. A placa da IBM assim como as sucessoras tem portas e slots para vários tipos de Hardwares, que são ligados nela para que a comunicação entre os componentes seja possível. HD, Memória, processador, Leitores Ópticos, Fontes, placas de vídeo, tudo é conectado à placa Mãe.
1.2 O QUE A PLACA MÃE FAZ COM CADA PEÇA CONECTADA
Um pouco sobre o que a placa mãe faz com cada peça conectada:
1) Processador: A placa mãe transmite os “pedidos” de dados para a memória RAM e para o HD, e transfere estes dados para o processador.
2) Placa de vídeo: A placa mãe envia as informações e dados do Processador e HD para a placa de vídeo, e a placa de vídeo envia estes para o monitor.
3) Memória RAM: A memória RAM sempre precisa de dados do HD, estes dados