BIOMOL CULAS
Biomoléculas são grupos de moléculas orgânicas presentes nos organismos vivos, essas moléculas são de polímeros, normalmente são moléculas muito grande e é caracterizado que essas moléculas são formadas pela junção de unidades menores ou monômeros.
Existem polímeros naturais - Glicídios, lipídeos (óleos e gorduras) proteínas (mais abundantes) e ácidos nucléicos.
Sintéticos – Ultrapassam a quantidade de naturais. Teflon, plásticos fibras têxteis (poliéster) isopor (elemento da categoria plástico), borrachas (apesar de que a borracha mesmo é natural e extraída da seringueira)
Bioquímica estuda os processos químicos envolvidos com os seres vivos nas células
Glicídios – Abrange desde os açucares comum, até compostos extremamente complexos como a celulose e os amidos, os vegetais são os maiores produtores de glicídios do planeta terra, e estes dois complexos celuloses e amido são produzidos por eles.
O processo de fotossíntese esta relacionado direta e indiretamente com a produção da celulose quanto o amido, pois é através da energia do sol que as plantas produzem açúcares e oxigênio e esses açúcares serão usados no crescimento da produção dos elementos da planta, e o oxigênio que estas plantas liberam, os demais seres vivos respiram, e num processo chamado respiração celular, esse oxigênio é utilizado para quebrar os açucares, e no processo dessa quebra será produzido o gás carbônico e a água, e esse gás carbônico é utilizado pelas plantas no processo da fotossíntese chamamos de ciclo dos açúcares.
Os glicídios também chamados de blucidios ou blucedes são funções orgânicas compostas, todos os açúcares são poliálcoois. Além disso, podem ser poliálcoois aldeído ou cetonas. Todos os açúcares mais simples vão se enquadrar em uma dessas.
Os açúcares comuns pequenos são os que chamamos de monômeros e quando se juntam formam os açúcares mais complexos.
Os glicídios podem ser classificados como:
Monossacarídeos – Mais comuns – aldoses e cetoses (poliálcool