Biomol Cula
Proteínas e Carboidratos. Muitas biomoléculas possuem dois ou mais grupos funcionais diferentes como por exemplo: carbonila (aldeído ou cetona), hidroxila (álcool), carboxilas, amino, amido.
A água: composta por duas moléculas de hidrogênio e uma molécula de oxigênio é a principal biomolécula de uma célula e representa 70% do peso total.
Os lipídios: são biomoléculas orgânicas composta por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono e são representados pelos óleos e gorduras. Outros elementos como o fósforo também fazem parte da composição dos lipídios.
Os lipídios têm como função fornecer energia para as células. Porém só depois que elas utilizarem a energia fornecida pelos glicídios. Nos animais endodérmicos (sangue quente) os lipídios atuam como isolantes térmicos. Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
Os carboidratos: conhecidos também como glicídios,são açúcares e é a classe mais abundante de moléculas biológicas. São a primeira fonte de energia para as células e também tem função estrutural. São classificados por três grupos, monossacarídeos que são os menores carboidratos que os animais têm e sua estrutura é composta por até 7 átomos carbonos, oligossacarídeos é a união de algumas moléculas de monossacarídeos e os polissacarídeos é quando se tem uma união de mais que 10 monossacarídeos.
As proteínas: são formadas por vários aminoácidos como a fenilalanina, aminoácido que gera uma compulsão (vontade de comer mais). As proteínas têm diversas funções no nosso organismo como função estrutural, função transportadora como a hemoglobina
(transporta oxigênio no nosso sangue), função imunológica (anticorpos).