biomedicina
A pressão arterial é determinada diretamente por dois fatores físicos principais: o volume sanguíneo arterial e a complacência arterial, ou seja, as características elásticas do sistema, no caso, da artéria. A pressão arterial ou sanguínea, pode ser medida em milímetros de mercúrio (mmHg). Por exemplo: uma pressão de 80 mmHg é capaz de elevar uma coluna de mercúrio a uma altura de 80mm. A pressão arterial média dos seres humanos é de 120mmHg (pressão máxima ou sistólica) por 80mmHg (pressão mínima ou diastólica). Potencial de ação Um potencial de ação é uma súbita variação no potencial de membrana, que dura aproximadamente 1 ms, são conduzidos ao longo do axônio de um neurônio para outro. Fases do potencial de ação:
A) Os canais de sódio e potássio estão fechados
B) O aumento do potencial na membrana leva o canal de sódio, que é dependente de voltagem, a abrir-se. O que permite o rápido influxo de sódio na célula, aumentando de forma significativa o potencial de membrana. Esta fase é chamada despolarização.
C) Aproximadamente 1 ms depois o canal de sódio fecha-se e os canais de potássio, dependentes de voltagem, abrem-se. Permitindo a saída do excesso de carga positiva (potássio) da célula. Esta fase é a de hiperpolarização.
D) Por último a célula atinge o potencial de repouso. Sinapses: São junções estruturalmente especializadas, em que uma célula pode influenciar uma outra célula, diretamente por meio do envio de sinal químico ou elétrico. A forma mais comum de sinapse é a sinapse química. Na sinapse temos a participação das células pré-sináptica e pós-sináptica.
Célula pré-sináptica: É a célula que envia o sinal nervoso.
Célula pós-sináptica: É a célula que recebe o sinal da célula