A Lua
A sua superfície é de cor giz. Seu aspecto singular deve-se ao contraste entre as zonas claras e escuras. As claras são as montanhas, partes mais altas (chamadas de terrae) e, as mais escuras são chamadas de marias.
Os mares cobrem cerca de 16% da superfície lunar e foram formadas por lavas que principalmente tiveram origem nos enormes impactos. Ao contrário do que, por vezes se pensa sobre a Lua não poder haver nenhuma atividade vulcânica, no passado, houve vários períodos de atividade. Segundo estudos, a atividade vulcânica da Lua teve lugar depois que as terras altas foram formadas. Foi comprovada a tese através das missões Apollo, onde, após recolher o material lunar, comprovou-se que lá há um material vulcânico chamado basalto.
A Lua possui cerca de 384.000 km de distancia da terra. A maior distância entre Terra e Lua chama-se apogeu e a menor perigeu. O volume lunar é 49 vezes menor do que o da Terra, e seu raio é de 1740 km, equivalente a um quarto do raio terrestre. À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a antiguidade.
A fase da lua representa a face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra. Durante metade do ciclo essa porção está aumentando (lua crescente) e durante a outra metade ela está diminuindo (lua