biomedicina
O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.
A maioria dos profissionaistrabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Mas uma parte permanece na carreira acadêmica. "É comum continuar na universidade como pesquisador, principalmente na área de saúde", diz Wilson de Mello Junior, coordenadordo bacharelado em Ciências Biomédicas, da Unesp de Botucatu (SP). Outras áreas também têm demandado esse profissional, como a análise forense, na função de perito criminal. Nas capitais e grandes cidades, clínicas de reprodução assistida oferecem vagas a quem se especializa em biologia molecular, genética e microbiologia. Nas regiões de concentração de indústrias alimentícias - como a cidade de Ribeirão Preto e o Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e o sul do país, a procura é grande por profissionais para a análise de qualidade. Boa porta de entrada para o mercado de trabalho são institutos de pesquisa como a Fundação OswaldoCruz, no Rio de Janeiro, e o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Ambos vêm investindo em biologia molecular e pesquisas com célula-tronco.
O que você pode fazer
Analise Ambiental
Fazer análises físico-química e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.
Análises bromatológicas
Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja