BIOMEDICA
Resumo
O ensino de genética sempre foi um desafio para lecionadores. O objetivo deste trabalho foi aproximar as bases conceituais da genética ao cotidiano dos indivíduos, utilizando como método pedagógico o teste de sensibilidade à feniltiocarbamida. A diluição da feniltiocarbamida em quinze soluções com gradientes decrescentes de concentração ocorreu de acordo com Fox (1932). A prática foi desenvolvida em dois centros educacionais. Foram incluídos 154 participantes, dos quais 5,2% eram fumantes, e 90,3% sensíveis à feniltiocarbamida. A percepção ao amargo concentrou-se entre as soluções sete, oito e nove, com 48% dos indivíduos analisados, mas foi na solução oito que a maioria (20,15%) percebeu o gosto amargo da proteína. Nenhum participante mostrou sensibilidade à feniltiocarbamida na solução quinze. Para a população em estudo, a frequência do alelo recessivo é de 0,31. A relação entre indivíduos fumantes, gripados e a capacidade de sentir o gosto não foi significativa.
Palavras-chave: Proteína. Polimorfismo. Paladar. Educação.
1 Introdução
Os grandes avanços científicos que ocorreram recentemente na área da Biologia, especialmente na Genética, geraram um volume muito grande de novas informações e de conhecimentos mais complexos nesta área (VILAS-BOAS, 2006).
Graduada em Biologia pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. ingridbiomol@ gmail.com 2
Professora de Genética da FACES do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. fvlima@ solar.com.br 1
46 |
Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 7, n. 1, p. 45-56, 2009
Ingrid de Souza Freire, Fernanda Costa Vinhaes de Lima
Por isso, quando se trata de temas como clonagem, testes de exclusão de paternidade, células tronco, doenças e/ou características fenotípicas expressas geneticamente, a população leiga enfrenta inúmeros questionamentos, sobretudo de alunos de ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos