Biomecânica do corpo
Legalmente, a ergonomia está embasada pela Norma Regulamentadora NR-17, a qual estabelece os parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho ás características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Para estudar o projeto ergonômico de uma tarefa, precisa olhar para o sistema como um todo - as ferramentas e métodos utilizados para realização da tarefa, o ambiente de trabalho, e o mais importante, a pessoa que está realizando o trabalho.
Na realização desse estudo, podemos contar com a utilização da apostila do FatSophos, pesquisas metodológicas via internet e ainda a observação da postura de trabalhadores em seus ambientes de trabalho, todavia não nas foi permitida a utilização de imagens desses trabalhadores, por receio de represarias de seus empregados.
Assim, percebemos que podemos aplicar um estudo ergonômico no: lar, transporte, lazer, na escola e principalmente no trabalho ou em qualquer outra atividade onde os seres humanos estiverem realizando trabalho muscular ou mental, pois a ergonomia é o resultado da associação de várias ciências que se utilizam da observação, para entender o desgaste necessário do colaborador em seu processo de trabalho, propor métodos para evitar estes desgastes, proporcionar conforto, segurança saúde e eficiência para que possa ser produtivo, eficiente, eficaz, confortável, seguro e saudável.
OBJETIVO
Apresentar as muitas variáveis biomecânicas do corpo, analisadas durante o levantamento manual de carga, sentar-se e está de pé no ambiente de trabalho, que está sendo considerada preocupante nas atividades de vida diárias mais realizadas pelos trabalhadores.
3-BIOMECÂNICA
É a aplicação da mecânica e da biofísica no estudo da estrutura e da função dos sistemas biológicos humanos. Divide-se em Biomecânica Externa que é o estudo das forças físicas que agem sobre os corpos e Biomecânica Interna que