A biomecânica como instrumento cientifico na integração da educação fisica
Índice
Resumo Pag.3
Palavras-chave Pág.4
Introdução Pag.5
A biomecânica Pag.7
A biomecânica como conteúdo da Educação Física Pag.8
Conceitos mecânicos básicos e a sua aplicação na E.F. Pag.13
Conclusões Pag.15
Bibliografia Pag.16
Resumo
As possíveis contribuições da biomecânica para as mais diversas áreas de conhecimento têm sido alvo de inúmeras investigações e especulações em diversas formas e contextos. Enquanto ciência esta disciplina tem por base analisar o movimento humano quanto aos seus aspectos cinemáticos, cinéticos, eletromiográficos e antropométricos.
Neste sentido é possível fazer uma ponte de ligação entre os benefícios que a biomecânica oferece às actividades realizadas no contexto da Educação Física.
Este trabalho tem por objectivo enfatizar a importância da relação entre as duas disciplinas, procurando mostrar os seus conceitos em três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal. Os conceitos de movimento linear e angular serão apresentados acompanhados de exemplos simples e de aplicação em movimentos específicos e gerais.
Palavras-chave
Biomecânica; Educação Física; Movimento.
Introdução
A biomecânica é uma disciplina derivada das ciências naturais, que visa a análise física dos sistemas biológicos, analisando os efeitos das forças mecânicas sobre o corpo humano em movimentos do quotidiano e de deporto.
Segundo Hochmuth, o objecto de investigação da biomecânica “é o movimento mecânico (…) do homem e do animal, considerando as propriedades e pressupostos mecânicos do aparato do movimento, os quais, por sua vez, dependem funcionalmente das condições biológicas do organismo.”
Ainda de acordo com Miller & Nelson, a biomecânica é uma “ciência que investiga os efeitos de forças internas e externas