Sistema endócrino
Viemos através deste trabalho, que será apresentado à disciplina de Biologia, explicar, relacionar, definir, identificar, comparar e caracterizar o sistema endócrino e os componentes que envolvem a sexualidade.
Ficaremos conhecendo um pouco mais sobre o que são e quais as glândulas exócrinas, endócrinas e anfícrinas (mistas),o que é hormônio, as principais doenças sexualmente transmissíveis e seus contribuintes para a sua incidência e os métodos anticoncepcionais existentes.
Para a realização deste, utilizamos uma vasta bibliografia, entre livros, revistas, entrevistas e enciclopédias.
Esperamos ter feito um bom trabalho, o qual levou toda a nossa dedicação.
Glândulas do Sistema Endócrino
O sistema endócrino, formado por glândulas espalhadas em vários pontos do corpo, controla o funcionamento de diversos órgãos por meio se substâncias químicas lançadas no sangue, os hormônios. Em nosso corpo existem três tipos básicos de glândulas: exócrinas, endócrinas e mistas.
Glândulas Exócrinas:
São glândulas que possuem um canal por onde derramam diretamente seus produtos tanto na superfície do corpo como na cavidade de algum órgão. Exemplos: glândulas salivares, glândulas lacrimais, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas, glândulas das paredes internas do estômago e fígado.
Glândulas Endócrinas:
São glândulas que fabricam hormônios. Essas glândulas não possuem canais para eliminar seus produtos. Os hormônios são lançados na circulação sangüínea, que se encarrega de conduzi-los até os tecidos e órgãos que necessitam deles. Exemplo: hormônios.
Glândulas Mistas ou Anfícrinas:
São glândulas exócrinas e endócrinas ao mesmo tempo. Exemplo: pâncreas que secreta suco pancreático (secreção exócrina) e insulina (secreção endócrina).
Definição de hormônio
O hormônio é um mensageiro químico, produzido pelas glândulas endócrinas que, através da circulação sangüínea, controla funções específicas do organismo. Os