biomassa
Valdira nº 45
Maria Julia nº 37
Leonilda nº 31
Kesia nº 28
Carlos Henrique nº 09 História
Na história a Biomassa acabou perdendo sua liderança para a energia do carvão e, posteriormente,com o crescimento contínuo do petróleo e do gás natural, a utilização da Biomassa foi reduzida.
Porém hoje, em maior ou menor intensidade, a maioria dos países, desenvolvidos ou não, está promovendo ações para que as energias alternativas renováveis tenham participação significativa em suas matrizes energéticas.
Das fontes energéticas renováveis, somente a Biomassa, possui a flexibilidade de suprir tanto a produção de energia elétrica quanto para mover o setor de transporte.
O que é Biomassa ?
A Biomassa é uma fonte renovável de energia que utiliza a matéria orgânica para a obtenção de energia. Esta matéria orgânica pode ter origem na limpeza das florestas,bem como nos resíduos da agropecuária, na indústria alimentar ou nos resíduos resultantes do tratamento de efluentes domésticos ou industriais.
Há três classes de biomassa: a biomassa sólida, líquida e gasosa.
A biomassa sólida tem como fonte os produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos das florestas e a fração biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.
A biomassa líquida existe em uma série de bicombustíveis líquidos com potencial de utilização, todos com origem nas chamadas “culturas energéticas”. São exemplos o biodiesel, obtido a partir de óleos de colza ou girassol; o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono (açúcar, amido, celulose); e o metanol, gerado pela síntese do gás natural.
A biomassa gasosa é encontrada nos efluentes agropecuários provenientes da agroindústria e do meio urbano. É achada também nos aterros de RSU (resíduos sólidos urbanos). Estes resíduos são resultado da degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica, e são constituídos por uma mistura de metano e gás carbônico. Esses