biomassa
1 cacho de banana verde (Nanica, Prata ou Da Terra)
Tesoura
Água suficiente para cobrir as bananas e ferver
Panela de pressão
Liquidificador
Pote para armazenar
Forminha de gelo para armazenar
Modo de preparo:
1. Retire as bananas do cacho cortando uma a uma com a tesoura, sem abrir a casca!
2. Lave bem as cascas com uma esponja
3. Coloque água suficiente em uma panela de pressão que consiga cobrir as bananas. Espere a água ferver e aí coloque as bananas (coloquei de 6 em 6) para dar um choque térmico e tampe.
4. Assim que a panela pegar pressão (começar a chiar) desligue e deixe as bananas cozinhando até que a pressão saia sozinha. (Nada de colocar um garfo e tirar a pressão da panela, hein!). OBS: No caso da banana da terra, contar 10 minutos após pegar pressão e aí desligar e deixar a pressão sair.
5. Retire as bananas uma a uma e descarte a água da panela. Faça um corte no comprimento da casca para retirar a polpa.
6. Coloque as polpas imediatamente no liquidificar para bater.
7. Bata até obter uma massa homogênea e espessa. Acrescente um pouquinho de água quente para ajudar a bater e atingir a consistência desejada.
8. Prontinho!
9. Guarde em um pote hermeticamente fechado na geladeira por até 1 semana ou coloque em forminhas de gelo e congele por até 3 meses!
Utilizada nas mais diversas receitas, a queridinha da culinária saudável tem motivos mais do que suficientes para estar no topo da escala health, começando pelo fato de não ter sabor algum, podendo ser utilizada para fazer bolos, tortas, sucos, shakes, patês, sopas,...e o que a sua imaginação permitir!
Ela é feita a partir de bananas que ainda não amadureceram e por isto tem a característica de ser um amido resistente. Esta propriedade faz com que ela tenha baixa carga glicêmica, sendo um alimento funcional por ter propriedades nutricionais e metabólicas, funcionando como uma excelente fonte de fibras.
Então vamos entender o que a Biomassa