Biomassa
O que é biomassa
A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.
Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.
Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.
Vantagens como fonte energética
A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia.
A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.
O biogás em aterro, é gerado pela decomposição anaeróbia (sob ausência de oxigênio) da matéria orgânica por ação de bactérias. Este processo é contínuo, quer durante a deposição dos resíduos urbanos, mas também após a selagem da célula, já que as camadas inferiores de lixo estarão sempre parcialmente protegidas do ambiente exterior, na primeira fase e depois sem qualquer contacto quando são cobertas com terras e tela estanque de PEAD.
A produção de energia por biogás, é feita através de motores de combustão interna, onde a energia química contida no biogás é convertida em energia mecânica. Com um alternador acoplado (gerador), esta energia mecânica é convertida em eletricidade, que depois é