Biomassa
Introdução 2 Biomassa 2 Processos de Conversão 2 Vantagens da Biomassa 2 Desvantagens da Biomassa 2 Portugal - Biomassa 2 Portugal – Politica Energética 2 Biomassa – O antes e o agora 2 Biomassa – O Futuro 2 Biomassa – Europa 2 Conclusão 2 Bibliografia 2 ANEXO I 2
Introdução
No âmbito da Unidade Curricular Gestão de Energias, foi-nos proposto pelo docente Mário Alves, a realização de um trabalho a nível escrito e oral como forma de avaliação da Unidade. O tema teria de estar relacionado com as formas de obtenção de energia existentes, e o tema escolhido pelo nosso grupo foi a Biomassa.
Em primeiro lugar o trabalho debruça-se sobre o conceito de Biomassa, ou seja, do que este se trata, a sua definição do ponto de vista energético e ecológico, e os tipos de Biomassa que podem existir de acordo com a sua origem, sendo estes a Biomassa Natural, a Biomassa Residual e a Biomassa produzida em Plantações Energéticas.
Em segundo estão discriminadas as várias vantagens e desvantagens provenientes do uso da Biomassa, estando explicados os impactos deste em ecossistemas, nas florestas, na poluição e na economia.
O trabalho passa então por uma terceira parte que engloba os processos de conversão da Biomassa em energia, que podem ser diretos (Combustão Direta) ou indiretos (Gasificação, Pirólise, Pirólise Rápida, Digestão Anaeróbia, Fermentação e Transesterificação), e os tipos de energia daí resultante, que podem variar entre Energia Térmica, Energia Elétrica e Energia Mecânica.
Finalmente, como quarta e última parte do trabalho, o grupo teve o interesse em estudar um ponto mais específico, sendo esse ponto a melhor fonte de Biomassa do nosso país, a Biomassa Florestal.
Com a realização deste trabalho de pesquisa o grupo pretende atingir determinados objetivos, nomeadamente, um conhecimento mais alargado do tema em questão, saber a que ponto as suas vantagens se contrapõem às suas desvantagens ou vice-versa, saber qual a