Biomassa
Definição
Em relação a geração de energia, biomassa engloba os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. No tocante a ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente em um ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Embora diferentes, esses conceitos estão interligados.
A biomassa para a produção de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, a pesar de estes também serem derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas resultam de várias transformações que requerem um longo tempo para acontecerem. Como fonte alternativa de energia a biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, no passo que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
Utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, no entanto nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Certa quantidade desta energia acumulada é utilizada pelo ecossistema para sua própria manutenção. As vantagens são: é renovável, o custo é baixo, é menos poluente que as energias obtidas com base no combustíveis fosséis e permite o reaproveitamento de