Biomassa
[pic]
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia da biomassa é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas. Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. A utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, pois a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa. Plantas, animais e seus derivados são biomassa. A utilização da biomassa como combustível pode ser feita com madeira, produtos e resíduos agrícolas, resíduos florestais, resíduos pecuários, restos de animais e lixo. Ao contrário de outras fontes de energia, como o petróleo e o carvão mineral, a biomassa é renovável e em curto intervalo de tempo, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes.
Utilização
Uma das primeiras utilizações da biomassa pelo homem para a obtenção de energia foi o uso do fogo. A madeira foi por muito tempo a principal fonte energética utilizada pelo homem, ao lado de óleos vegetais e animais. A revolução industrial marcou o auge da importância do consumo da biomassa, com o uso da lenha nas indústrias, além de sua utilização