Biomassa como fonte de energia.
O objetivo deste trabalho é mostrar como funciona, vantagens e desvantagens de usar a biomassa como fonte de energia. A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de um processo de combustão de material orgânico, que pode ser lenha, bagaço de cana entre vários outros materiais produzidos em um ecossistema.
1. BIOMASSA COMO FONTE DE ENERGIA
A Biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas. O mercado da biomassa está crescendo rápido em todo o mundo. O homem utiliza a lenha como fonte energética desde o início da civilização. Portanto, a biomassa faz parte da história da humanidade como fonte de energia.
1.2 PROCESSO DE PRODUÇÃO
O processo de produção de eletricidade com o uso de biomassa é o mesmo que o de uma termoelétrica. Consiste em aquecer água, vaporizá-la e usar a energia transportada pelo vapor de água para acionar uma turbina a vapor. Esta turbina está acoplada a um gerador de energia elétrica, chamado alternador. No caso da biomassa, os detritos são queimados numa caldeira que aquece a água.
2. IMPORTANCIA DA BIOMASSA
A produção de energia elétrica a partir da biomassa, atualmente, é muito defendida como uma alternativa importante para países em desenvolvimento e também outros países. Em condições favoráveis a biomassa pode contribuir de maneira significante para com a produção de energia elétrica. O pesquisador Hall, através de seus trabalhos, estima que com a recuperação de um terço dos resíduos disponíveis seria possível o atendimento de 10% do consumo elétrico mundial e que com um programa de plantio de 100 milhões de hectares de culturas especialmente para esta atividade seria possível atender 30% do