Biomas
Campus Universitário do Tocantins
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Ciências Naturais – Biologia
Ana Clara Rodrigues de Sousa
Lana Raiana Faial Viana
Márcia Helena das Mercês
Floresta Temperada Decídua
Cametá- PA
2012
Ana Clara Rodrigues de Sousa
Lana Raiana Faial Viana
Márcia Helena das Mercês
Floresta Temperada Decídua
Cametá – PA
2012
1. INTRODUÇÃO
Serão abordadas neste trabalho as principais características da floresta decídua temperada, bem como o clima, o solo, a fauna, a flora e os principais processos que prejudicam o bom funcionamento deste bioma.
2. CARACTERÍSTICAS
A Floresta decídua temperada é aquela que perde as folhas no outono. Constitui, portanto, uma floresta sazonal, caracterizada pela mudança de cor de suas folhas, que antes de cair vão adquirindo colorações desde o vermelho brilhante até o dourado. Este espetáculo se altera no inverno, onde as árvores, sem folhas, são cobertas de neve. Ocorre caracteristicamente no leste da América do Norte e no meio da Europa e Ásia (Rússia, Japão e China), com predomínio de carvalhos, faias e olmos. Na América do Sul, pode ainda ser encontrada no Chile e na costa Leste do Paraguai, mas com espécies diferentes daquelas do hemisfério Norte. Encontra-se também na Nova Zelândia e Austrália (Editora Brasil Sustentável, 2011).
3. CLIMA
A Floresta decídua temperada está associada ao clima continental mais quente e subtropical úmido, com estações bem marcadas. A temperatura varia entre -30ºC e +30ºC, com uma média em 10ºC. A precipitação fica entre 750 mm/ano a 1500 mm/ano, bem distribuída ao longo do ano. O clima moderado propicia uma estação de crescimento de 140 a 200 dias durante os 4 a 6 meses sem neve. No inverno, a água não está disponível para os vegetais, e estes perdem suas folhas, que voltam a crescer apenas na primavera seguinte. Essa queda de folhas propicia um