biomas
São grandes ecossistemas constituídos por comunidades de seres vivos que ocupam um espaço caracterizado por condições ambientais específicas.
Tipos de Biomas
A vegetação e o clima encontrados em cada localidade são aspectos utilizados para classificar os biomas terrestres. Para os fatores climáticos é observada a temperatura e a pluviosidade ambos influenciados pela latitude e altitude. Existem diferentes formas de classificar os biomas, no entanto, vários ecologistas reconhecem a existências de alguns tipos principais: tundra, taiga, zonas de altitude elevada, florestas temperadas sazonais, bosque mediterrâneo, pradarias e estepes, savanas, desertos e florestas tropicais.
Tundra
Bioma que se localiza ao redor das zonas polares sul e norte do planeta. Vegetação é bastante rala devido ao frio intenso. Umas das características da tundra é a ausência de vegetação arbórea.
A tundra ártica, ou boreal, cerca a zona polar ártica, ao norte do planeta. Ocupa o norte da Europa, Ásia e América do Norte. No verão, a fauna abundante é composta por insetos, aves migratórias e mamíferos.
A tundra antártica cobre parte da Patagônia. No verão, aves migratórias e pinguins ocupam essa zona polar formando colônias.
Taiga
Bioma encontrado apenas no norte da Europa, da Sibéria e do Canadá. Clima caracteriza-se por invernos longos e frios. O verão é curto e devido às baixas temperaturas, a evaporação é lenta, e os solos permanecem úmidos. Vegetação composta por extensos bosques onde predominam as coníferas, e a fauna é constituída por mamíferos, aves migratórias e insetos.
Zonas de altitude elevada
Nas regiões mais elevadas, montanhas e regiões serranas e devido às baixas temperaturas, não há árvores e a vegetação é rasteira e uma presença permanente de neve. Pequenos mamíferos, aves migratórias e insetos compõem a fauna.
Florestas temperadas sazonais
São encontradas na Europa Ocidental, leste dos Estados Unidos, China, Japão, Nova Zelândia e Chile. Clima