Halloween
O Halloween é uma festa comemorada todos os anos no dia 31 de outubro, esta festa é mais comemorada nos países falantes da língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos, porém, nos últimos anos ela tem se tornando cada vez mais comum no restante do mundo.
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Durante a Idade Média, passou a ser chamado de Dia das Bruxas. Quem comemorasse esta data eram perseguidos e condenados. Ao virem para a América os Irlandeses trouxeram junto a festa de Helloween. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.
O Halloween foi mostrado ao mundo pelo cinema americano. No Brasil, além da televisão, as escolas de idiomas mostraram a festa para as crianças e os jovens.
Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, para comemorar o Halloween a população usa fantasias assustadoras, e fazem “mal-assombradas”. As crianças, também fantasiadas, percorrem as ruas do bairro pedindo doces ou guloseimas de porta em porta com a frase “trick or treat”, que significa doces ou travessuras. Geralmente as pessoas reservam uma boa quantidade de doces e guloseimas em geral para a data, mas quem decide não oferecer quitutes para a criançada pode ter a fachada de casa suja, entre outras travessuras.
Outra tradição é de enfeitar as festas com abóboras. Elas, geralmente são iluminadas e com cortes que as deixam assustadoras. Acredita-se que as abóboras iluminadas afastam os maus espíritos e também representam as almas dos que já se foram.
Além das fantasias, e abóboras, há vários outros símbolos relacionados ao Halloween, como o caldeirão, que antigamente era usado para que as pessoas depositassem moedas ou pedidos para os espíritos, ainda hoje moedas