Biomas
A AMAZÔNIA
A Floresta Amazônica ocupa a Região Norte do Brasil, abrangendo cerca de 47% do território nacional.
É a maior formação florestal do planeta, condicionada pelo clima equatorial úmido.
É a maior floresta tropical do planeta e contém 1/5 da água doce nele existente em estado líquido, graças à bacia do rio Amazonas.
Esta possui uma grande variedade de formações vegetais, desde as florestas densas até os campos. Florestas densas são representadas pelas florestas de terra firme, as florestas de várzea, periodicamente alagadas, e as florestas de igapó, permanentemente inundadas e ocorrem por quase toda a Amazônia central.
A fauna da região é muito variada em função dos ecossistemas. São roedores, aves, insetos, felinos, aves, quelônios, primatas, etc. Ex: onças, jaguatiricas, peixe-boi, pirarucu, macaco-aranha, micos, sucuris, gaviões, tamanduás, preguiças, araras, tucanos, etc.
A CAATINGA
A área nuclear do Semi-Árido compreende todos os estados do Nordeste brasileiro, além do norte de
Minas Gerais, ocupando cerca de 11% do território nacional. Seu interior, o Sertão nordestino, é caracterizado pela ocorrência da vegetação mais rala do Semi-árido, a Caatinga.
As áreas mais elevadas sujeitas a secas menos intensas, localizadas mais próximas do litoral, são chamadas de Agreste.
A área de transição entre a Caatinga e a Amazônia é conhecida como Meio-norte ou Zona dos cocais.
Grande parte do Sertão nordestino sofre alto risco de desertificação devido à degradação da cobertura vegetal e do solo.
Animais típicos da fauna da caatinga: calango, cascavel, sapo caruru, carcará, asa-branca, ararinha azul, onças, gatos selvagens, capivaras, gambás, preás, macacos-prego, e o veado catingueiro
Os cactos são muito representativos da vegetação da caatinga. Mas não são os únicos representantes.
Mesmo com o curto período de chuvas, existe uma variedade de espécies vegetais. Entre elas estão o mandacaru, a