BIOMAS
Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais
Pedro Ivo Miranda
Rodrigo Marques
Victor Vicente
Relatório de Campo
Orientador: Prof.Eliano Freitas
Disciplina: Geografia
25 de Março de 2014
Belo Horizonte
Sumário
Introdução
Este relatório refere-se ao trabalho de campo realizado no dia 22 de fevereiro de 2014, no Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte. O trabalho foi feito sob orientação do professor Eliano de Souza Martins, juntamente com a professora de biologia Rosi.
Com o objetivo de observar os domínios morfoclimáticos presentes no parque e na cidade.
Durante o trabalho de campo foram observados, em uma mesma área, dois domínios morfoclimáticos - o Cerrado e os Mares de morro – e de área com matas não nativas. Este relatório contém a descrição de traços morfológicos, climáticos e biológicos presentes no Parque das Mangabeiras.
Características da parada 1 (Inicio do Percurso)
No deparamos com uma formação mista com árvores, arbustos e vegetação rasteira. Pudemos notar que tais características são bem parecidas com os conceitos do domínio morfoclimático Cerrado, que é formado basicamente de dois estratos: o superior, constituído pelas árvores e arbustos; e o inferior, composto por tapete de gramíneas.
As árvores tinham galhos e troncos retorcidos, copas irregulares e casca de espessura grossa. Já o solo, compactado, era formado por calcários e apresentava pigmentação um pouco escura. Ideal para o plantio de grãos e outros cultivos.
Características da parada 2 (Área de transição) Vegetação de pequeno/médio porte, as árvores possuem troncos finos, e folhas grandes e rígidas não há presença de muitas flores, e devido ao porte das arvores, e o espaçamento entre elas, não encontramos muitas folhas pelo chão , e com exceção de alguns