BIOLUMINESCENCIA
CURSO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ANDERSON LUIZ VIGHINI
BIOL201310175
BIOLUMINESCÊNCIA
SANTA TERESA
2014
ANDERSON LUIZ VIGHINI
BIOLUMINESCÊNCIA
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, como requisito parcial para conclusão da disciplina de Biofísica.
Orientador: Fabiano de carvalho
SANTA TERESA
2014
1. BIOLUMINESCÊNCIA 4
2. MECANISMO DA BIOLUNINESCÊNCIA 4
3. VIAS BIOQUÍMICAS DO PROCESSO DE BIOLUMINESCÊNCIA DAS BACTÉRIAS 5
4. COMO OS ANIMAIS USAM A BIOLUMINESCÊNCIA 7
4.1. CAMUFLAGEM 7
4.2. CAÇA 7
4.3. REPRODUÇÃO 7
4.4. DISTRAÇÃO E DEFESA 7
REFERÊNCIAS 8
1. BIOLUMINESCÊNCIA
É a emissão de luz visível derivada da liberação química de fótons. A bioluminescência obedece a várias funções biológicas: comunicação interespecífica (para vagalumes, vários peixes e poliquetas do gênero Odontosyllis), proteção do ataque (para o crustáceo Cypridina e cefalópodos), atração de presas (no peixe sapo Porichthysnotatus) e iluminação dos arredores (no peixe lanterna Photoblepharonsp.). Além das diferentes utilizações, a bioluminescência tem também diversos padrões de produção pelos organismos, sendo que ela pode ser de origem bacteriológica (simbiose) ou ser produzida pelo próprio animal de forma extra ou intracelular. Como um exemplo de bioluminescência, vemos o protozoário dinoflagelado Pyrodiniumbahamenese presente nas águas da costa caribenha que cria um fenômeno magnífico, conhecido como “Baia Bioluninescente”.
A amplitude filogenética ainda difusa da distribuição entre os animais bioluminescentes indica uma provável evolução independente entre estes diversos grupos de organismos. Isto é mais