Biologo
TECNICA DO NADO
Posição do corpo
É difícil definir precisamente a posição do corpo além de dizer que o ritmo do nado como um todo está correto, é desejado um nadar plano e horizontal, movimentos verticalmente tendenciosos dos braços e pernas contribuem para o quadril do nadador ficar em torno da gravidade de seu corpo à medida que ele se move através da água. As pernas são unidas e movidas para baixo, o resultado desta ação é que os quadris do nadador são também elevados.
A partir do momento que o nadador desenvolve uma habilidade na técnica do nado borboleta, ele desenvolve uma aparência de nado mais fluente do que abrupta com o quadril em uma posição permanentemente elevada. A inspiração requer que a cabeça do nadador seja elevada pela hipertensão do pescoço resultando o impulso do queixo à frente. Para o restante do ciclo do nado, a cabeça deve estar posicionada numa atitude normal com a linha da superfície da água entre a linha dos cabelos e o topo da cabeça. Na examinação, os ombros devem ser visto, como estando alinhados á superfície da água. O movimento da recuperação, os braços, mãos e ombros devem estar completamente fora da superfície da água antes da reentrada que se dá num ponto á frente dos ombros. Durante o movimento á frente, os ombros e as costas do nadador devem ser visíveis durante a recuperação e os braços devem ser visto se elevando claramente acima da água, com os cotovelos altos. As solas dos pés só devem estar visíveis no ponto alto da batida de perna e a quantidade de água espirrada deve ser mínima.
Ação das pernas
A ação das pernas é mais largamente usada no estilo borboleta é a pernada golfinho ou rabo de peixe. A batida de braços altos apareceu pela primeira vez nos anos 1930, no estilo peito, algum tempo depois da segregação dos nados ocorrida em 1952, os nadadores do estilo borboleta continuaram a usar o estilo de pernada do nado peito.
Pernada golfinho As pernas se movem simultaneamente no plano vertical de