Erros de enfermagem
Devido à grande incidência de eventos adversos principalmente em pacientes de alta complexidade e a alta taxa de mortalidade crescente nos últimos dias, a segurança do paciente é uma das prioridades no atendimento médico hospitalar (12). O objetivo deste estudo é o de estimar a frequência de eventos adversos, assim como suas principais causas e mover uma ação conjunta entre equipe de enfermagem e o paciente, a fim de minimizar e prevenir esta alta ocorrência.
A problemática dos eventos adversos ganha maiores proporções quando lidamos com pacientes de alta complexidade; cujas mudanças orgânicas oscilam podendo levar a deterioração da função corporal, negligenciado de proteção(2) . A própria internação pode ser indicio de um declínio funcional. Considerando que há vários fatores que predispõem ao erro dentre eles: diante do detrimento do aperfeiçoamento profissional, o avanço da tecnologia contando com a desmotivação e sentimentos de culpa / vergonha prevalecem à tendência de mascará-los.
O cuidado seguro tem sido associado à qualidade da assistência, bem como á satisfação do cliente ao atendimento recebido, e a responsabilidade desta é do profissional da saúde, sendo impulsionada pela ação participativa da sociedade.
O presente estudo foi realizado com intuito de aprofundar os conhecimentos sobre a ocorrência de eventos adversos em pacientes de alta complexidade, reconhecer os fatores de risco e de preveni-los com a participação e ação conjunta da equipe de enfermagem e demais profissionais da área da saúde.
1.1 O papel do enfermeiro e da equipe de enfermagem É fundamental que nós enfermeiros mantenhamos um enlace entre a enfermagem e o resultado obtido, destacando a enfermagem como principal prestador de serviço para estabelecer a qualidade no atendimento ao paciente, afinal a enfermagem além de passar o maior tempo com o cliente presta assistência direta vinte quatro horas com o mesmo (1). Outro ponto importante para melhoria na segurança