Erros de administração de enfermagem
A palavra administração significa que alguém realiza uma função ou serviço, sobre um comando, para outro. Aplicando administração a enfermagem vemos que o enfermeiro, o técnico e o auxiliar trabalham para o governo ou pra uma instituição privada prestando serviços para a população.
Segundo o site de ciências de enfermagem (2011): “ Atualmente a palavra administração sofreu uma transformação radical, sua tarefa passou a ser de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-lo em ação organizacional. Isto é feito através de planejamento, organização, direção, execução e controle. Com a finalidade de alcançar os objetivos da maneira mais adequada à situação.”
Planejar é simular o que se deseja conquistar no futuro e criar meios para fazê-lo. Organizar é agrupar metas de maneira lógica e dar autoridade a alguns para evitar contenda e desordem. Dirigir é saber liderar e motivar as pessoas. Executar é realizar as tarefas planejadas. Controlar consiste em ajustar as falhas realizadas nesse processo.
Erros na administração de medicamentos: “ o erro mais frequente é medicamento administrado em paciente errado, representando 19% das respostas. Administração de medicamento em via errada aparece em 17% das respostas. Quinze por cento dos participantes disse que os pacientes foram medicados com medicamentos errados, e 12% respondeu que os pacientes não foram medicados e a mesma porcentagem relata que os pacientes foram medicados em horário errado e, por fim, 9% relatou que a dose foi administrada incorretamente devido a diluição errada.”( Juliana Nogueira Franco; Gabriele Ribeiro; Maria D'Innocenzo; Brícia Pompeo Amaral Barros; 2010)
Embora o SUS tenha um sistema de planejamento (planejaSUS), vemos que somente planejar não é suficiente para que tudo aconteça de forma correta, pois há grande falha no âmbito da organização e fiscalização. Segundo Laerte A. Peres “O SUS é um sistema legitimado constitucionalmente, mas que ainda está em